Curso Relatório A3
Plataforma de Treinamentos A3
E aí, pessoal! Você conhece o Relatório A3 para a análise e resolução de problemas?
O Relatório A3 foi originalmente desenvolvido pela Toyota e guarda forte relação com o Lean Manufacturing. Esse método busca estruturar uma abordagem coerente para problemas considerados importantes para uma empresa. Ele costuma ser muito utilizado para guiar eventos Kaizen com o objetivo de reduzir ou eliminar desperdícios processuais como: Defeito, Transporte, Movimentação, Espera, Processamento Excessivo, Superprodução, Estoque e desperdício Intelectual.
Trata-se de um método simples, mas muito bem estruturado, que prioriza o uso de dados e fatos na tratativa e resolução desses problemas. Sua principal diferença em relação a outros métodos de melhoria contínua é a sua estrutura, que deve ser compatível com uma folha do tamanho A3. Essa estrutura reduzida, favorece o poder de síntese do grupo de trabalho, que precisa ser capaz de explicar a sua linha de raciocínio de forma clara e concisa, sem a necessidade da produção de longas apresentações ou uma infinidade de materiais acessórios.
O Relatório A3 permite um reporte simples e direto das análises e ações de melhoria dos processos, permitindo que os gestores e os demais colaboradores entendam toda a abordagem rapidamente. Apesar disso, os sete elementos do pensamento A3 asseguram que a análise manterá uma estrutura lógica e científica do problema, permitindo grande ênfase ao planejamento, o que costuma levar a soluções bastante robustas e efetivas.
A clareza e a simplicidade da estrutura do relatório A3 têm favorecido a sua adoção como a ferramenta principal para o estabelecimento de ações preventivas e corretivas dos Sistemas de Gestão Integrados. Além disso, tem sido muito comum a utilização desse método no planejamento estratégico das empresas, com o desdobramento de relatórios de objetivos gerenciais em outros focalizados em atividades processuais/operacionais.
Por esses motivos, conhecer e aplicar o Relatório A3 ajuda a capacitar os profissionais da empresa, integrando-os aos fluxos de melhoria contínua. Segundo a sua filosofia, o desenvolvimento profissional advindo da participação de grupos de trabalho A3 cria um ambiente positivo, onde todos os colaboradores se tornam solucionadores de problemas.