Curso Tratativa de Produto Não Conforme
Plataforma de Treinamentos A3
E aí, pessoal! Tudo bem? A sua organização consegue lidar adequadamente com os produtos não conforme provenientes dos seus processos?
Embora não seja o objetivo de nenhum processo produtivo, infelizmente desvios relacionados ao atendimento das especificações técnicas dos produtos acontecem. Saber exatamente o que fazer nessa situação para evitar que esses desvios afetem negativamente o cliente ou as etapas subsequentes do processo da própria empresa é muito importante.
Por isso, nesse treinamento nos dedicaremos a explorar as boas práticas relacionadas à tratativa de produtos não conformes. Buscaremos discutir práticas comuns para a identificação, avaliação e tomada de ações pertinentes para a segregação e a disposição adequada de produtos que não estejam totalmente adequados às especificações.
Nesse sentido, exploraremos o que são as especificações técnicas que diferenciam objetivamente um produto bom de um produto ruim (não conforme). Verificaremos também como as rotinas de avaliação e inspeção incluídas ao longo do processo produtivo têm o objetivo de avaliar o pleno atendimento dessas especificações técnicas. O seu principal objetivo é assegurar que nenhum produto não conforme chegue até o cliente, impactando a sua satisfação com o produto.
Sempre que um produto não conforme for identificado será importante adotar tratativas específicas para a sua segregação e análise, assegurando que esse produto não será indevidamente reintegrado ao processo produtivo. Ao mesmo tempo, deve-se avaliar a abrangência da não conformidade e a sua correta resolução para impedir que novos produtos sejam produzidos sob essas condições.
Por fim, faremos uma discussão do papel importante que os colaboradores desempenham na boa tratativa dos produtos não conformes. Defenderemos que os colaboradores devem estar conscientes desse papel e engajados a evitar que produtos de baixa qualidade cheguem até o cliente. O treinamento e a conscientização da equipe envolvida nas rotinas de inspeção e a promoção de uma cultura da qualidade consistente faz com que as tratativas adequadas aos produtos não conformes sejam mais efetivas.