Desenvolver competĂȘncias

As competĂȘncias comportamentais remete Ă  forma como uma pessoa se relaciona e se comporta no ambiente de trabalho. Elas sĂŁo cada vez mais valorizadas no mercado, pois se complementam Ă s competĂȘncias tĂ©cnicas e ajudam a desenvolver um profissional completo e eficaz.

Algumas competĂȘncias comportamentais que se destacam no ambiente profissional, tais como liderança, comunicação, trabalho em equipe, proatividade, resiliĂȘncia e empatia, ajudam a construir relacionamentos mais saudĂĄveis, aumentam a produtividade e a criatividade, alĂ©m de facilitar encarar  situaçÔes desafiadoras.

Agora, vamos refletir um pouco sobre a diferença entre competĂȘncias comportamentais e tĂ©cnicas. Enquanto as competĂȘncias tĂ©cnicas sĂŁo habilidades especĂ­ficas relacionadas a uma ĂĄrea de atuação, como programação, design grĂĄfico, ou contabilidade, por exemplo, as competĂȘncias comportamentais sĂŁo habilidades que podem ser aplicadas em qualquer ĂĄrea de atuação.

As competĂȘncias tĂ©cnicas sĂŁo fundamentais para se desempenhar uma determinada função. As competĂȘncias comportamentais sĂŁo essenciais para a convivĂȘncia no ambiente de trabalho e para o sucesso profissional. É preciso ter um equilĂ­brio entre as duas, pois de nada adianta ser um especialista em determinada ĂĄrea se nĂŁo souber lidar com pessoas.

Por isso, é importante que profissionais invistam em desenvolvimento técnico e comportamental, por meio de treinamentos, cursos e pråticas diårias. Afinal, uma carreira próspera requer aprendizado contínuo para adaptação råpida às mudanças.

Gostou? Compartilhe