As competĂȘncias comportamentais remete Ă forma como uma pessoa se relaciona e se comporta no ambiente de trabalho. Elas sĂŁo cada vez mais valorizadas no mercado, pois se complementam Ă s competĂȘncias tĂ©cnicas e ajudam a desenvolver um profissional completo e eficaz.
Algumas competĂȘncias comportamentais que se destacam no ambiente profissional, tais como liderança, comunicação, trabalho em equipe, proatividade, resiliĂȘncia e empatia, ajudam a construir relacionamentos mais saudĂĄveis, aumentam a produtividade e a criatividade, alĂ©m de facilitar encarar situaçÔes desafiadoras.
Agora, vamos refletir um pouco sobre a diferença entre competĂȘncias comportamentais e tĂ©cnicas. Enquanto as competĂȘncias tĂ©cnicas sĂŁo habilidades especĂficas relacionadas a uma ĂĄrea de atuação, como programação, design grĂĄfico, ou contabilidade, por exemplo, as competĂȘncias comportamentais sĂŁo habilidades que podem ser aplicadas em qualquer ĂĄrea de atuação.
As competĂȘncias tĂ©cnicas sĂŁo fundamentais para se desempenhar uma determinada função. As competĂȘncias comportamentais sĂŁo essenciais para a convivĂȘncia no ambiente de trabalho e para o sucesso profissional. Ă preciso ter um equilĂbrio entre as duas, pois de nada adianta ser um especialista em determinada ĂĄrea se nĂŁo souber lidar com pessoas.
Por isso, Ă© importante que profissionais invistam em desenvolvimento tĂ©cnico e comportamental, por meio de treinamentos, cursos e prĂĄticas diĂĄrias. Afinal, uma carreira prĂłspera requer aprendizado contĂnuo para adaptação rĂĄpida Ă s mudanças.